“Um bom plano de negócios é a base de qualquer projeto“.
Esta frase aplica-se a praticamente tudo o que faça parte de negócios e empresas.
Na prática, um plano de negócios é fulcral tanto para projetos de empresas como para empreendedores, assim como para projetos em fase de maturação avançada ou projetos que ainda se apresentem na fase do planeamento.
A verdade é que sem um plano de negócios, os empreendedores ou gestores não sabem qual o caminho a percorrer. Um objetivo sem um plano é apenas um desejo NÃO CONCRETIZADO.
Com o plano de negócios, e designadamente a análise estratégica ao mesmo, é analisado o projeto como um todo. Através da compreensão daquilo que são as forças e as fraquezas e oportunidades e ameaças (SWOT), é possível planear o futuro e definir o que alterar, de forma a melhorar o mesmo.
Além disso, e com esta perceção, torna-se possível efetuar previsões de cenários que ajudam a analisar o comportamento esperado no futuro de variáveis de negócio, como são exemplo as vendas, número de clientes, etc.
Assim, o plano de negócios revela-se fundamental pois permite traçar objetivos e metas, tendo sempre presente o que será necessário para os atingir.
Há variáveis impossíveis de prever, variáveis estas que estão associadas a cada projeto. Estas podem ter a ver com o meio envolvente, com os clientes, com o produto/serviço em si, entre muitos outros.
Com a versatilidade do Plano de Negócios, é possível ajustar o projeto às necessidades do mercado. E a verdade é que estas podem ser completamente diferentes entre o momento de início do projeto e a atualidade.
Com isto, torna-se possível analisar as diversas vertentes e atuar sobre aquelas que obrigam os empreendedores e empresas a ajustar ou mesmo redefinir o seu modelo de negócios para permitir a adaptação.
Os empreendedores costumam sentir dificuldades na elaboração do Plano de Negócios e isso deve-se sobretudo a 3 factores: